Sabia que corremos o risco de ter que enfrentar novamente apagão, racionamento de água e novo reajuste na conta de luz? Essa ameaça é real e todos nós estamos prestes a passar pela maior crise hídrica dos últimos 20 anos.
Isto vai acontecer por conta de dois principais motivos. O primeiro é que, nossa matriz energética é concentrada em grande parte, nas grandes hidrelétricas brasileiras como a de Foz do Iguaçu e Furnas, por exemplo. No entanto, estamos enfrentando um longo período de chuvas esporádicas e insuficientes, impactando diretamente no nível das grandes hidrelétricas brasileiras, sendo abaixo do suficiente para adequado abastecimento.

O segundo grande motivo de enfrentarmos essa iminente crise hídrica no Brasil é a má utilização da água. Por muito tempo, estamos sendo avisados dos riscos que o consumo exacerbado impõe a todos nós. Ainda assim, continuamos durante muito tempo a desperdiçar água de maneira descabida e irresponsável.

Mesmo com o risco e estando na fase vermelha, ainda é possível mudar esse cenário. Mas para isso precisamos começar a mudar também nosso comportamento. Cada um de nós trabalhando em benefício de todos.

Vantagens do reaproveitamento de água

Começar a reaproveitar a água que utilizamos é uma medida fundamental a ser tomada. Ao aderir este hábito, torna-se possível a redução do desperdício de água, garantindo grandes benefícios, entre eles:

• Ao reutilizar a água para fins não potáveis, preservamos a água potável usada exclusivamente para atender as necessidades do ser humano.

• Redução do volume de esgoto descartado e a redução dos custos de água e luz.

• É possível ter um local de tratamento da água nas grandes empresas. Desta forma, a água é tratada e bombeada para reuso em descargas, lavagem, hidratação de plantas e outras atividades dentro dessa organização;

• Preservam-se os recursos hídricos do planeta.

• Redução na conta de água no final do mês. (Informação repetida).

• Em uma empresa, os produtos e a marca da companhia são mais valorizados pelo consumidor. (não entendi)

Métodos de reaproveitamento de água:

Existem muitas maneiras de reutilizar a água. Por exemplo:

• É possível reaproveitarmos a água que escoa da máquina de lavar de nossa casa, colocando a mangueira do eletrodoméstico dentro de um balde, podendo assim, usá-la para limpeza geral da residência.

Laveco Chat
Enviar via WhatsApp